Autoridade Tributária perde cinco mil milhões de euros em dívidas incobráveis

No final do ano passado, a dívida total dos contribuintes ao Fisco ascendia a 20,1 mil milhões de euros. O montante em falta aumentou 21,2% de 2017 para 2018

A Autoridade Tributária e Aduaneira deu como incobráveis dívidas fiscais no valor total de mais de cinco mil milhões de euros, avança o “Correio da Manhã” esta segunda-feira. Este valor consta na Conta Geral do Estado de 2018. O Governo enviou recentemente o relatório à Assembleia da República.

No final do ano passado, a dívida total dos contribuintes ao Fisco ascendia a 20,1 mil milhões de euros. O montante em falta aumentou 21,2% de 2017 para 2018.

Segundo o “CM”, os impostos com os montantes mais elevados de dívida considerada irrecuperável são o IVA e o IRC: cerca de 2,19 mil milhões de euros, no primeiro caso, e quase 922 milhões de euros, no segundo. Em IRS, por sua vez, estavam por cobrar 703,5 milhões de euros.

A Conta Geral do Estado aponta ainda uma rubrica intitulada “Outra” dívida, que inclui vários impostos, onde faltavam receber 1,18 mil milhões de euros.

Fonte: Expresso