UE disponibiliza milhares de dados para consulta na internet
De informações demográficas a projetos científicos, a União Europeia reúne em dois portais vários conjuntos de dados. Tudo em prol da "política de dados abertos".
Nesta era digital, existem em abundância conjuntos de dados que são produzidos a todo o instante e que estão cada vez mais acessíveis através da internet. Na defesa de uma política de dados abertos, a União Europeia decidiu compilar todos os seus conjuntos de dados num mesmo portal.
Com base na ideia de tornar públicas todas as informações que os órgãos públicos produzem, reúnem ou pagam para ter, foi criado o Portal de Dados Abertos da União Europeia onde podem ser acedidos os dados das instituições e organismos da União Europeia. As informações aqui disponibilizadas podem ser utilizadas de forma gratuita, seja ou não para fins comerciais.
No total, há mais de 13 mil conjuntos de dados disponibilizados neste portal, sendo que o mais consultado diz respeito aos anúncios de concursos públicos da União e de outros países. No entanto, os temas são tão variados como o ambiente, finanças, ciência ou questões sociais.
Há ainda um outro portal que reúne todos os dados publicados pelas administrações públicas a todos os níveis da administração na Europa. Neste sítio na internet é possível consultar as informações disponibilizadas pelos vários governos nas línguas oficiais. No caso português, estão no Portal Europeu de Dados, quase 2500 conjuntos.
Fonte: TSF
Foto: Mal Langsdon/Reuters