Horário da Função Pública não vai aumentar para 40 horas
O horário de trabalho semanal dos funcionários públicos não deverá aumentar de 35 para 40 horas, avança hoje o "Diário Económico". Segundo o jornal, a decisão, que já tinha sido anunciada para os professores, será estendida a todos os trabalhadores do Estado.
"Não está dentro das preocupações do Governo e das medidas que estão a ser discutidas pelo Governo e pelo Ministério da Educação. Posso dar essa garantia para que as pessoas possam estar tranquilas em relação a isso", tinha afirmado Nuno Crato, na passada terça-feira. Algo que se deverá estender a toda a Função Pública.
Como alternativa, o Governo está agora a procurar poupanças semelhantes através de rescisões sectoriais e incentivos às reformas antecipadas. Segundo o "Económico", estas medidas foram avaliadas no Conselho de Ministros de sábado.
O aumento do horário de trabalho semanal para as 40 horas tem sido uma das medidas discutidas pelo Governo, que nunca disse que a iria adoptar. O FMI estima que ela permita uma poupança de 150 milhões de euros por ano.
Fonte: Jornal de Negócios