Lei das rendas pode levar restaurantes e hotéis a fechar portas

Associações dizem que são muitos os pedidos de esclarecimento e acusam os senhorios de pedirem valores demasiado elevados.

As empresas de restauração e hotéis contestam a nova lei das rendas e afirmam que os senhorios pedem valores demasiados elevados para actualizar as rendas antigas - relativas a contratos anteriores a 1995. O aumento das rendas pode levar restaurantes e pequenos hotéis e pensões a fechar portas. O cenário repete-se com os inquilinos de casas destinadas a habitação, com rendas anteriores a 1990.

De acordo com a secretária-geral adjunta da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de PortugalL (AHRESP), "os senhorios estão a aproveitar a localização nas zonas históricas e no centro das cidades para pedir valores demasiado elevados". Ana Jacinto adiantou, em declarações aoDiário Económico, que muitas vezes as rendas não são desajustadas. "Muitas empresas fizeram obras ao longo dos anos, o que só acontece com a autorização dos proprietários dos espaços onde o negócio instalado", explicou. "O que acontecia é que as obras eram autorizadas e a renda actualizada", defende.

Fonte: Diário Económico