Nuno Fernandes Thomaz defende IRC mais competitivo

Para o crescimento económico e a competitividade o gestor fala da necessidade de uma fiscalidade competitiva para empresas e de mais crédito à economia.

O financiamento e a solvabilidade já não são um problema da banca. "O tema agora é outro, a rentabilidade. E isso prende-se com o crescimento económico" disse o administrador da Caixa, Nuno Fernandes Thomaz, a uma plateia de empresários em Leiria. Para o crescimento económico e competitividade o gestor fala da necessidade de uma fiscalidade competitiva da empresas, ao nível do IRC, e lembra que o governo já tem um grupo a trabalhar nisso.

"É também essencial que no curto prazo o crédito chegue com mais força à economia", diz o banqueiro. A Caixa pratica um preço médio no crédito, inferior à media do sector bancário, diz o banqueiro. O total da carteira de Crédito a Empresas (excluindo o crédito titulado) tem uma taxa média de 4%, o que compara com uma média no sector de 4,62%. Embora nos últimos dois anos a taxa média tenha sido acima destes valores.

Fonte: Diário Económico