Marinho Pinto na Presidência da UALP

O Bastonário António Marinho e Pinto toma posse como Presidente da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP), no próximo dia 4 de Janeiro de 2013, pelas 17horas, na sede da Ordem dos Advogados Portugueses (OAP), em Lisboa.

A JustiçaTV estará presente a transmitir este evento em direto.

António Marinho e Pinto foi eleito Presidente da UALP, durante a Assembleia-Geral realizada no dia 15 de Setembro de 2012, na cidade de Maputo. Jorge Neto Valente, Presidente da Associação dos Advogados de Macau assumirá o cargo de Primeiro Vice-Presidente. Gabriel Costa, Bastonário da Ordem dos advogados de São Tome e Príncipe foi eleito Segundo Vice-Presidente mas não tomará posse uma vez que entretanto foi nomeado para Primeiro Ministro daquele país. Oportunamente será escolhido o Segundo Vice-Presidente.

O mandato terá início no dia 1 de Janeiro de 2013 e terminará quando o Bastonário António Marinho e Pinto concluir o seu mandato de Bastonário da OAP.


UALP – União dos Advogados de Língua Portuguesa

Constituída em Maio de 2002 a Associação das Ordens e Associações de Advogados dos Países de Língua Portuguesa que formalizou os fortes laços de união que sempre existiram entre os advogados de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique e Portugal.

Por deliberação adoptada na VIII Assembleia Geral, realizada em Agosto de 2005, em Maputo, a Associação alterou a sua denominação para UALP – União dos Advogados de Língua Portuguesa.

A UALP representa hoje mais de 700.000 advogados, constituindo-se como um projecto ambicioso, integrando actualmente, também, a Ordem dos Advogados de S. Tomé e Principe, esperando-se que em breve possa incluir ainda os advogados de Timor-Leste.

Os principais vectores de actuação da UALP centram-se na cooperação ao nível da formação, do estágio, da forma de exercício da advocacia e da legislação relevante aplicável aos Advogados, bem como na defesa dos valores do Estado de Direito, da Democracia e dos Direitos Humanos.

Fonte: Conselho Geral da Ordem dos Advogados