Fisco cria unidade especial para controlar as grandes empresas
Unidade de grandes contribuintes vai controlar metade da receita de IRC, IRS e IVA: 11 mil milhões
Até ao final do ano, 290 grupos económicos vão ser acompanhados mais de perto pelo Fisco através da recém criada Unidade de Grandes Contribuintes (UGC). Mais de 100 gestores tributários vão passar a monitorizar metade da receita fiscal global anual de IRC, IVA e retenções na fonte em sede de IRS. Em causa estão 11 mil milhões de euros de impostos correspondentes aos grupos económicos que estão sob a alçada da nova unidade especial.
"Serão 290 empresas até ao fim do ano que estarão abrangidas pela UGC, correspondente a cerca de 50% da receita fiscal global cobrada anualmente em Portugal, nomeadamente em sede de IRC, IVA e retenções na fonte em sede de IRS", revelou ao Diário Económico o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio.
Contas feitas, do total anual de receita fiscal arrecadada pelo Estado (26,1 mil milhões), 21,4 mil milhões de euros de impostos dizem respeito ao IRC, IRS e IVA. Metade deste montante terá uma monitorização reforçada pelo Fisco: qualquer coisa como 11 mil milhões de euros
Fonte: Diário Económico