Banco de Portugal preocupado com efeito das novas leis do crédito

O supervisor pediu aos bancos informação sobre o impacto nas instituições da nova legislação sobre resolução de incumprimentos no crédito à habitação

O Banco de Portugal está a pedir aos bancos informação sobre os efeitos em cada instituição das novas medidas legislativas que pretendem fazer face ao incumprimento das famílias no crédito à habitação, soube o Diário Económico junto de várias fontes do sector. O supervisor fez vários alertas quando o tema esteve em discussão na Assembleia da República e quer agora avaliar que real impacto terá a nova legislação. Entre as novas iniciativas recentemente aprovadas estão medidas novas para a reestruturação destes créditos e regras para a entrega da casa ao banco para cumprir a dívida.

Tanto o Banco de Portugal como a Associação Portuguesa de Bancos (APB) se multiplicaram em alertas no Parlamento quanto aos efeitos das medidas legislativas discutidas no Verão. Osupervisor defendeu então que a dação em cumprimento no crédito à habitação fosse "uma solução de último recurso" com regras muito claras e rígidas. Uma das preocupação manifestadas na altura pelo Banco de Portugal era a de que se evitasse soluções que levassem "à acumulação maciça na banca de imóveis" que conduzissem "a um brutal aumento da oferta e a uma redução em espiral dos preços do imobiliário".

Fonte: Diário Económico