Fatura sem papel e IRS automático para apoios parentais
Governo apresenta hoje novas medidas do Simplex´2018. Portugueses podem deixar de acumular faturas em papel, o que vai permitir poupar 70 mil árvores.
São oito as medidas do Simplex 2018 e, tal como as anteriores, visam facilitar a vida dos cidadãos e das empresas e reduzir custos. É assim que o governo decidiu avançar para a eliminação das faturas em papel, já que estas ficam disponíveis na sua área pessoal do Portal das Finanças.
As medidas serão apresentadas esta quarta-feira, ao início da tarde, num evento onde o primeiro-ministro, António Costa, marca presença, com a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, tal como também como será feito o balanço do Simplex+2017.
Em declarações à Lusa, Maria Manuel Leitão Marques fez "um balanço positivo" do programa Simplex 2017, salientando que este tinha "medidas de grande impacto".
Em termos de taxa de execução, a ministra disse que ficou em linha com a dos anos anteriores, "entre 80% a 90%", sem detalhar.
"Temos uma boa surpresa", acrescentou relativamente ao Simplex 2017, apontando que foram antecipadas algumas metas.
Questionada sobre o que os portugueses podem esperar do Simplex+2018, a governante adiantou que o Governo está a "lançar medidas disruptivas".
"Como sempre tem sido a tradição", o programa deste ano "traz novidades de simplificação" que permitem "reduzir os encargos administrativos", acrescentou, remetendo mais novidades para a apresentação pública do Simplex+2018.
Entre as novas medidas está a Lola, uma nova assistente pessoal nas lojas do Cidadão. Trata-se de um robô que, nesta primeira fase, vai estar disponível na Loja do Cidadão do Porto e que vai interagir com o cidadão para o reencaminhar para o serviço adequado, conduzindo-o no interior da loja ao local pretendido.
Fonte: Diário de Notícias