Governo obriga Caixa Geral a financiar empresas
Conselho de ministro aprova "carta de missão" para a Caixa. Deve canalizar mil mihões para as PME este ano e 2500 milhões em 2014.
"A Caixa Geral de Depósitos terá uma carta de missão para que o seu financiamento seja virado para as PME", anunciou o ministro da Economia, no final do conselho de ministros extraordinário sobre assuntos económicos.
Álvaro Santos Pereira anunciou que a Caixa terá que liderar o apoio às pequenas e médias empresas, prevendo-se que este ano canalize para as PME mil milhões de euros, e que essa verba suba, em 2014, para 2500 milhões.
O primeiro-ministro já tinha manifestado publicamente desagrado pela forma contida como a banca, e em particular o banco público, tem libertado crédito para as empresas. Hoje, o conselho de ministros deica claro que vão ser dadas instruções pelo accionista à administração da Caixa para que a sua política mude.
"Se os objectivos não forem cumpridos, alguém terá que tirar consequências disso", afirmou ao Expresso um responsável governamental.
Na reunião de hoje, o Governo aprovou uma linha de apoio às PME exportações no valor de 500 milhões. E confirmou para 2014 a criação de uma instituição financeira que irá agregar os instrumentos financeiros ao dispôr do Ministério da Economia e os reembolsos dos fundos comunitários para apoiar as empresas.
Fonte: Jornal Expresso