Seminário “A União Bancária. Onde estamos?”
O CIRSF (Centro de Investigação em Regulação e Supervisão do Sector Financeiro) criado pelo Instituto Europeu e pelo IDEFF da FDL em parceria científica com o Banco de Portugal e o Instituto de Seguros de Portugal, organiza no próximo dia 18 de Abril, às 17h30, um Seminário sobre o estado actual da construção da união bancária europeia, intitulado “A União Bancária. Onde estamos?“, será assegurado pelo Prof. René Smits, um dos grandes especialistas europeus em matéria de regulação do sector financeiro e bancário e de UEM (União Económica e Monetária).
No quadro da actual crise europeia, em Dezembro de 2012, foi dado o primeiro passo formal no sentido da chamada “união bancária europeia”. O acordo então alcançado prevê que as propostas sobre o novo mecanismo de supervisão financeira sejam adoptadas até Junho deste ano.
Noutro plano, as medidas anunciadas pelo BCE para estabilização dos mercados de dívida pública, haviam aparentemente conduzido ao ‘contágio positivo’ na Zona Euro, como então referiu Mário Draghi (Presidente do BCE).
Contudo, a crise bancária Cipriota veio criar novas perturbações e interrogações, tornando mais urgente a definição consistente dos contornos de uma verdadeira “união bancária europeia” que devem incluir respostas em matéria de reestruturação e saneamento de instituições bancárias, bem como a garantia de depósitos bancários.
René Smits propõe-se analisar o caminho escolhido para o novo mecanismo de supervisão prudencial dos bancos e de que forma ele poderá funcionar, além de ensaiar um ponto da situação crítico do que foi feito relativamente ao mecanismo único de supervisão desde Setembro de 2012, atendendo ao calendário proposto pelos Estados Membros.
Na actual situação nacional e europeia, será certamente um seminário importante para a reflexão sobre a Europa em que vivemos e a que queremos construir bem como sobre o futuro imediato da banca e do sector financeiro em Portugal e na UE.