Governo admite pôr pensionistas a pagar uma "TSU"
Tal como os trabalhadores e empresas, os pensionistas poderão vir também a descontar mensalmente para a Segurança Social. Esta é uma das medidas que está em cima da mesa no âmbito do plano de corte estrutural
O "Jornal de Negócios" escreve hoje que "entre o leque de medidas de austeridade dirigidas aos pensionistas que estão em cima da mesa, há uma que parece estar mais avançada: a imposição de uma espécie de "taxa social única" a descontar mensalmente sobre o valor da reforma. A ideia é que os reformados passem a dar um contributo para o pagamento das suas pensões, numa lógica de reforço da sustentabilidade financeira do sistema e de repartição dos custos demográficos e financeiros entre gerações".
Segundo o jornal, "a proposta que está a ser estudada passa pela imposição de uma contribuição permanente para a Segurança Social e a Caixa de Aposentações, o que faria com que, na prática, passasse a haver três tipos de agentes a financiar o sitema: trabalhadores, empresas e os próprios beneficiários, os reformados".
Fonte: Diário de Notícias