Juízes processam Governo Sócrates
Juízesfazem queixa contra má utilização de dinheiros públicos de ex-governantes.
A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) vai apresentar aoMinistério Público uma queixa – crime contra vários ministérios do Governo deJosé Sócrates. Tudo por causa de dúvidas relativas à utilização de dinheirospúblicos com cartões de crédito e telefones móveis e fixos. No anteriorexecutivo, a maioria dos gabinetes dos governantes usava cartão de crédito. Oprimeiro-ministro José Sócrates, por exemplo, tinha cartão de «rédito e o seugabinete contava com um fundo de maneio de 30 mil euros por mês.
A decisão da ASJP foi tomada em reunião da direcção realizada nasexta-feira, depois de ter analisado os documentos enviados pelos váriosministérios com informações sobre a utilização de cartões de crédito etelefones fixos e móveis por parte dos membros do Governo de José Sócrates. AoCM, António Martins, presidente da ASJP foi categórico: “Vamos avançar com umaparticipação criminal ao Ministério Público sobre toda a documentação a quetivemos acesso e que nos levanta reservas sobre o uso dos dinheiros públicos.”Com esta iniciativa, o presidente da ASJP espera que seja aberto “um inquéritoà forma como foram usados os dinheiros públicos [pelos membros do anteriorexecutivo].” Até porque, tendo em conta a decisão de avançar com aqueixa-crime, os ministérios não terão fornecido a informação solicitada pelaASJP. O próprio António Martins já havia deixado claro que os ministérios quenão entregassem os documentos “incorriam em responsabilidade civil, disciplinarou criminal”.
No anterior Governo, muitos ministros, secretários de Estado e chefes degabinete tinham acesso a cartão de crédito pago pelo erário público parapagamento de despesas.
Correio da Manhã