Entrega do IRS começa amanhã
A entrega das declarações em papel do IRS de 2011 começa amanhã. Este é o último ano para conseguir poupanças.
"A poupança começa no momento da entrega, embora as despesas que vão ser declaradas no IRS já tenham sido feitas no ano passado. É muito importante não deixar para a última da hora o preenchimento da declaração, faze-lo com atenção, colocando todas as cruzes, e evitar atrasos na entrega pois aplicam multas elevadas", disse á Lusa o técnico da DECO, Ernesto Pinto.
As declarações em papel começam na quinta-feira a poder ser entregues e as em formato digital apenas a partir de Abril. A DECO alerta ainda para a importância da declaração de IRS a entregar a partir desta semana: "Este é, num futuro próximo, o último ano em que grande parte dos contribuintes poderá ter reembolsos de IRS próximos do que estavam habituados. Para o ano haverá um corte na maior parte das deduções", disse.
"É o último ano em que as despesas de saúde não vão um tecto máximo ou em que parte da amortização de capital relativa aos encargos com imóveis com credito à habitação ainda pode ser dedutível à colecta ", exemplificou, alertando que a poupança começa logo no preenchimento "com tempo e cuidado" da declaração de IRS e na sua entrega a horas para evitar multas que podem ir até aos cem euros.
Ainda assim, os rendimentos obtidos em 2011 também não escapam a um agravamento de impostos: além da criação do chamado imposto extraordinário, que levou ao corte de metade do subsídio de Natal, há também o fim de alguns benefícios fiscais, como a dedução do prémio do seguro de vida, e limites à utilização dos restantes benefícios.
Tudo somado, haverá uma diminuição dos reembolsos de IRS e um aumento da fatura de quem já paga. As famílias com rendimentos médios são as mais penalizadas. Mas para que seja possível conseguir um reembolso de IRS é preciso não esquecer quais as deduções que podem ser feita quando se proceder à entrega da declaração.
Diário Económico