Privatização dos CTT avança este ano
O processo de privatização dos CTT deverá começar ainda este ano, disse hoje a secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque.
«Vamos avançar com a privatização da TAP e da ANA», processos que já estarão concluídos até ao final deste ano, disse Maria Luís Albuquerque numa conferência de imprensa em Lisboa. A secretária de Estado acrescentou que, ainda em 2012, também conta «realizar a privatização da CP Carga» e, «até ao final do ano», dar então início à privatização dos CTT.
Albuquerque disse, contudo, que o Governo não espera que a privatização dos CTT «esteja concluída ainda este ano».
Na mesma conferência de imprensa, o ministro das Finanças anunciou que a terceira avaliação do programa de ajuda a Portugal foi positiva e que a ‘troika' aprovou, assim, uma nova tranche de 14,6 mil milhões de euros.
Vítor Gaspar adiantou ainda que o Governo reviu em baixa a previsão de crescimento para 2012, prevendo agora uma contracção de 3,3 por cento, tal como as mais recentes previsões da Comissão Europeia. Na proposta de Orçamento do Estado para 2012, o Governo previa uma contracção da economia de 2,8 por cento.
O ministro acrescentou que a taxa de desemprego vai atingir os 14,5 por cento em 2012 e que diminuirá «apenas ligeiramente» em 2013. A média prevista no Orçamento de Estado para 2012 era de 13,4 por cento, sendo que no quarto trimestre de 2011 a taxa de desemprego já tinha atingido os 14 por cento, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
Vítor Gaspar disse ainda que o Governo vai avançar com o pagamento de 1.500 milhões de euros em dívidas do sector da saúde, que deverá ser possível já a partir de Abril.
Sol