Nova investigação ao BPN nas mãos do PSD e CDS
Todos os partidos querem uma auditoria à gestão do BPN. Maioria avalia se inquérito deve ser já ou depois da auditoria.
Todos os partidos da esquerda parlamentar apoiam a criação de uma comissão de inquérito à gestão do BPN pela CGD e posterior privatização do banco mas a maioria PSD/CDS está ainda a avaliar a iniciativa. O Diário Económico sabe que o PSD não se opõe a uma avaliação objectiva de todo o processo - dai que já tenha apoiado o pedido do PCP para que o Tribunal de Contas realize uma auditoria - mas está a analisar os fundamentos da proposta do Bloco de Esquerda (BE) para que se crie, também, um inquérito parlamentar. Também o CDS, disse ontem o porta-voz João Almeida, não exclui de todo uma eventual comissão de inquérito mas deixou claro que, "antes de mais", os democratas-cristãos apoiam a auditoria. "Não será pelo CDS que, se voltar a haver factos que o justifiquem, não voltará a haver uma comissão de inquérito ao BPN", sublinhou João Almeida. Deixando nas entrelinhas que a questão da comissão de inquérito ficará remetida para depois de conhecidos os resultados da auditoria. Igual posição poderá ser defendida pelo PSD.
Apesar de o PS e de o PCP terem apoiado a proposta do BE para a criação de uma comissão de inquérito, os votos destes três partidos não chegam, já que é necessária a maioria de votos dos deputados em efectividade de funções. Isto é, PSD e CDS têm uma palavra a dizer e, sabe o Diário Económico, uma das hipóteses em cima da mesa passa por fazer o inquérito depender dos resultados da auditoria.
Ao Diário Económico, contudo, o deputado bloquista João Semedo disse que "nem o PSD, nem o CDS têm muita margem para rejeitar uma comissão de inquérito depois de aceitarem uma auditoria." Esta fiscalização foi pedida na passada semana (em forma de projecto de resolução) pelo PCP e já recebeu o apoio da maioria parlamentar. "O PSD irá aceitar esta auditoria [às contas do BPN]", esclareceu ontem o deputado Miguel Frasquilho. Já sobre a comissão de inquérito, o deputado ‘laranja' disse apenas que o PSD está a analisar.
Diário Económico