Margarida Blasco é a nova polícia dos polícias
Ex-diretora das 'secretas' vai fiscalizar as polícias na tutela do Ministério da Administração Interna, GNR, PSP e o SEF.
A ex-diretora do Serviço de Informações e Segurança (SIS) do governo Durão Barroso, é a nova dirigente máxima da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), soube o DN em primeira mão. A escolha do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, para substituir o juiz conselheiro Varges Gomes, que tinha terminado o seu mandato no final do ano passado, recaiu sobre a juíza desembargadora do Tribunal de Relação de Lisboa, Margarida Blasco, que foi diretora-geral do SIS entre 30 de Janeiro de 2004 a 12 de Outubro de 2005.
Depois de Rodrigues Maximiano, Clemente Lima e Varges Gomes, Margarida Blasco é a primeira mulher a assumir funções de 'polícia' dos polícias, à frente de uma entidade criada em 1995 com o objectivo de defender o cidadão e promover a melhoria da qualidade do serviço policial, principalmente no respeito pelos direitos humanos.
Recorde-se que Margarida Blasco apresentou a sua demissão do SIS já com o Governo de José Sócrates em funções. Alem das funções de vogal que tinha desempenhado no Conselho Superior de Magistratura e de membro do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações (por indicação do PSD), passaram pelas mãos desta juíza casos mediáticos, como o processo de Camarate (queda do avião em 1980 que vitimou o então primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro e o ministro da Defesa Adelino Amaro da Costa) e o processo de Dona Branca (uma mega-burla financeira) .
Diário de noticias