Jerónimo Martins: fisco investiga venda à Holanda
O primeiro-ministro garantiu hoje que a Jerónimo Martins vai continuar a pagar impostos em Portugal, nomeadamente em sede de IRC.
Passos reagiu, assim, à notícia que tem estado na ordem do dia esta semana sobre o grupo de Soares dos Santos, que vai deslocar a sua sede fiscal para a Holanda.
O chefe do Executivo garantiu que não teve conhecimento antecipado desta decisão da Jerónimo Martins e revelou que "a autoridade tributária e aduaneira está a analisar os aspectos fiscais que rodeiam a operação de modo a fazer uma leitura mais correcta daquilo que se passou", mas, sendo "cauteloso", apresentou já uma explicação.
"O grupo vai continuar a pagar impostos e dividendos em Portugal. Haverá repartição no pagamento desses dividendos com o território holandês", explicou.
Passos adiantou ainda que o grupo "vai pagar o mesmo nível de impostos, pelo que, argumentou, a transferência da sede fiscal não teve a ver com a obtenção de uma situação fiscal mais favorável". O que se passa, vincou Passos, é que "a Jerónimo Martins vai repartir uma parte dos impostos e pagamento de dividendos com outro país".
Diário Económivo