Cobre:Cerca de uma centena de sucateiras suspeitas do crime de recetação de metais - GNR

A GNR afirma dispor de dados que indicam que cerca de uma centena de sucateiras estão "claramente indiciadas como locais de recetação de metais furtados", nomeadamente o cobre.

Numa nota enviada à agência Lusa, a GNR refere que um levantamento realizado pelo Serviço de Protecção da Natureza da Guarda Nacional Republicana (SEPNA/GNR) concluiu que existem 644 locais de recolha de sucata, dos quais 141 estão a operar de acordo com os requisitos legais, 369 estão a funcionar ilegalmente e 134 estão numa situação não cabalmente esclarecida.

"Os dados recolhidos junto do dispositivo permitem afirmar que cerca de uma centena destas sucatas estão claramente indiciadas como locais de recetação de metais furtados", adianta aquela força de segurança.

Nos dados enviados à Lusa, a GNR refere que no ano passado foram identificados 40 indivíduos suspeitos de recetação dos metais furtados, todos eles relacionados com a compra e venda, designadamente sucateiros ou proprietários de empresas de reciclagem ou fundição.

"Estes elementos são indicativos das dificuldades sentidas pelas forças policiais para identificar os canais e circuitos de escoamento dos metais furtados", refere a Guarda Nacional Republicana.

A corporação salienta também que este facto é "agravado pela existência de equipamentos que permitem a rápida destruição ou descaracterização dos objetos adquiridos, quer seja por corte ou fundição".

Lusa