Justiça: Ministério gasta em média 100 mil euros por cela
O Ministério da Justiça gasta em média mais de 100 mil euros por cela nos estabelecimentos prisionais, um custo que pretende reduzir aumentando algumas prisões e recuperando edifícios que não estão a ser usados.
Segundo disse à Lusa o secretário de Estado da Administração Patrimonial da Justiça, Fernando Santo, "é mais vantajoso e mais rápido ampliar estabelecimentos prisionais existentes e recuperar edifícios que não estão a ser utilizados".
O Governo já tinha anunciado o abandono do plano para construir novas prisões por causa das restrições orçamentais e que iria apenas remodelar os estabelecimentos prisionais de Alcoentre, Linhó, Leiria e Caxias, num investimento de 7,4 milhões de euros.
De acordo com dados fornecidos anteriormente à agência Lusa pelo Ministério da Justiça, a exceção à regra é o estabelecimento prisional de Angra do Heroísmo, nos Açores, que já está em fase final de construção e terá capacidade para 177 reclusos.
Nesta obra o Governo prevê gastar 25,4 milhões de euros.
Os projetos de remodelação nas prisões do Linhó (Sintra), Alcoentre, Leiria e Caxias vão acrescentar 532 lugares ao parque prisional.
Lusa