MAI pede "grande ponderação" com alteração na lei da droga
Projeto de lei do PS será discutido no Parlamento na terça-feira.
O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, defendeu este domingo que é preciso ponderar muito bem a descriminalização das drogas, depois de o Partido Socialista ter apresentado um projeto de lei que defende a descriminalização da detenção de drogas sintéticas para consumo.
"Aquilo que fundamentalmente constitui a essência do parecer que foi dado pelo Ministério da Administração Interna é o de que deve haver uma ponderação muito grande nos termos em que se altera as considerações já hoje previstas e consolidadas na lei. Julgo que ainda será possível aperfeiçoar os termos em que essas alterações possam ser feitas", disse o governante numa declaração aos jornalistas em Penafiel.
A proposta do PS, que vai ser discutida no Parlamento na terça-feira, prevê a descriminalização da detenção de drogas sintéticas para consumo, independentemente da quantidade. O objetivo é deixar claro que o tráfico é crime, mas o consumo não.
"O que as forças de segurança veem no terreno, é que, muitas vezes, os traficantes de droga utilizam os toxicodependentes, distribuindo por vários quantidades que são ínfimas, mas que, estando associadas, constituem dimensões mais significativas", indicou o ministro, citado pela TSF.
Fonte: Diário de Notícias
Foto: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens