Trabalhadores dos Registos estão hoje em greve. Criticam falta de diálogo do Governo
Em causa estão os sucessivos adiamentos das reuniões negociais por parte do Ministério da Justiça, bem como a falta de resolução da questão dos vencimentos, nomeadamente em matéria de assimetrias salariais.
O Sindicato Nacional dos Registos (SNR) convocou para esta segunda-feira uma greve de 24 horas, acusando o Governo de falta de diálogo e de incumprimento da agenda negocial, assim como de não responder às reivindicações da classe.
Segundo o pré-aviso, estarão em greve das 00:00 às 24:00 de hoje os trabalhadores a exercer funções nos serviços do Instituto de Registos e Notariado, nomeadamente Serviços Centrais, Conservatórias, Espaços Registo, Lojas do Cidadão, IMT ou outros organismos, bem como nos Serviços Centrais e Externos da Direção-Regional da Administração da Justiça da Região Autónoma da Madeira.
Em causa, refere o SNR, estão os sucessivos adiamentos das reuniões negociais por parte do Ministério da Justiça, a falta de diálogo do governo e de resolução da questão dos vencimentos, nomeadamente em matéria de assimetrias salariais, atualização indiciária, abono para falhas e uniformização e distribuição de emolumentos pessoais.
A greve prende-se ainda, segundo o SNR, com a necessidade de revisão e atualização da Lei Orgânica no seio dos Registos e do Notariado e com a falta de abertura de concursos internos para "oficiais especialistas", entre outros.
Fonte: Diario de Notícias
Foto: D.R.