Conselho de Ministros antecipado. Aguarda-se novas medidas de combate à Covid-19
A antecipação da reunião adiou para quinta-feira a reunião de concertação social.
O Governo reúne-se nesta quarta-feira em Conselho de Ministros, uma reunião antecipada e donde deverão sair novas medidas de combate à Covid-19, numa altura em que a pandemia se agrava.
Em meados de setembro, com o início das aulas, o Governo decretou o estado de contingência, que depois prolongou até esta quarta-feira. A data limite faz aumentar a expectativa sobre as conclusões que possam sair do Conselho de Ministros sobre novas medidas.
O estado de contingência limita a 10 a concentrações de pessoas na via pública e em estabelecimentos, salvo se pertencentes ao mesmo agregado familiar, e proíbe a venda de bebidas alcoólicas em áreas de serviço ou em postos de abastecimento de combustíveis.
O executivo deverá também aprovar o Plano de Recuperação e Resiliência, que será apresentado às 15h00, na Fundação Calouste Gulbenkian.
Na quinta-feira, o primeiro-ministro entrega o mesmo plano, pessoalmente, à Comissão Europeia. Foi para que esta viagem pudesse acontecer que o Conselho de Ministros foi antecipado.
Por causa desta antecipação, a reunião com os parceiros sociais (Conselho Económico e Social) teve de ser adiada para quinta-feira. O pedido de adiamento chegou pela mão da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
De acordo com a convocatória, a reunião da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS) terá lugar na quinta-feira de manhã, no Palácio da Ajuda.
Fonte: Rádio Renascença
Foto: António Cotrim/Lusa