Fisco faz inspeções “amigáveis” a empresas que abriram no último ano
A intenção do Fisco é incentivar as empresas a cumprir as suas obrigações fiscais, principalmente em sede de IVA
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vai fazer nos próximos dias um conjunto de inspeções tributárias “amigáveis” a empresas espalhadas pelo país e que abriram atividade no último ano, avança o “Jornal de Negócios” esta sexta-feira. Está em causa um universo de cerca de 80 mil empresas ou pessoas singulares.
A intenção do Fisco é incentivar as empresas a cumprir as suas obrigações fiscais, principalmente em sede de IVA, alertando para falhas e esclarecendo dúvidas. Estas ações, disse fonte da AT ao jornal, não visam arrecadar receita fiscal, o objetivo é melhorar o “acompanhamento dos novos operadores económicos”.
Em todo o caso, os inspetores não vão ignorar eventuais infrações detetadas durante estas ações mais didáticas. “Caso sejam identificadas situações de incumprimento, as mesmas não deixarão de ser objeto de análise, mas sempre numa perspetiva de cumprimento voluntário”, disse a mesma a fonte.
As ações que se vão iniciar muito em breve inserem-se “num novo paradigma de inspeção tributária”.”Tradicionalmente, atuava-se depois de verificados os factos tributários, através do controlo das declarações dos contribuintes (ou a falta delas) e apurando as correções devida”, lembrou a fonte da AT.
Fonte. Expresso