Advogados devem quase 100 milhões à Caixa de Previdência

Os cerca de oito mil devedores já podem recorrer ao plano de pagamento das dívidas a prestações. Os juros variam entre 1,2% e 2,4%

Os advogados e solicitadores beneficiários devem 94 milhões de euros à Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores (CPAS), o que terá motivado esta entidade a pedir ao Executivo de Passos Coelho que fosse criado um regime extraordinário de regularização de dívidas. A CPAS é o organismo responsável pela cobrança das contribuições e pelo pagamento de pensões de reforma de advogados e solicitadores.

De acordo com os dados facultados pela CPAS ao Diário Económico, de um total de 29 mil beneficiários, cerca de oito mil têm pagamentos em falta de quase 100 milhões de euros, dívidas essas que se acumulam desde 1973.

Na semana passada foi criado o regime excepcional de pagamento das contribuições em falta com juros de mora mais baixos. O presidente do organismo, José Ferreira de Almeida, explicou que até aqui os devedores tinham de pagar uma taxa semelhante à que é paga pelos contribuintes com dívidas ao Fisco e à Segurança Social, ou seja, acima dos 7%. "O problema manifestado pelos beneficiários estava relacionado precisamente com o aumento da dívida por causa dos juros elevados".

Fonte: Diário Económico