Famílias vão poupar na prestação da casa com a revisão de Agosto
A revisão dos juros do crédito à habitação vai representar uma baixa nas prestações.
Numa época de crise como a actual, ainda existem algumas famílias portuguesas a receber notícias positivas. Quem tem crédito à habitação e rever no próximo mês a taxa de juro do seu empréstimo vai passar a pagar menos dinheiro em prestações. Com base em simulações efectuadas pelo Diário Económico, a poupança mensal pode chegar a 70 euros (ou perto de 14%) face à última revisão, no caso de quem tem o crédito indexado à Euribor a 12 meses. Mas as famílias com o crédito associado a indexantes com prazos mais curtos - que representam, aliás, o grosso dos empréstimos à habitação existentes em Portugal - também vão sentir um alívio substancial nos encargos mensais com a sua habitação.
Num exemplo de financiamento de 120 mil euros, a 30 anos, com ‘spread' de 1%, a queda na prestação da casa chegará aos 43 euros (-9,1%) para o indexante a seis meses e de perto de 14 euros (-3,2%) para quem tem subjacente a taxa Euribor a três meses no seu contrato de crédito.
Esta notícia promete ser bem acolhida sobretudo por famílias que já vivem com orçamentos muito apertados e que ficam agora com uma folga suplementar. Aliás, se vivêssemos actualmente com os níveis de taxas de juro historicamente elevadas do Verão de 2008, altura em que a Lehman Brothers faliu, muitas famílias portuguesas estariam a enfrentar maiores dificuldades para fazer face ao pagamento das prestações dos empréstimos da casa. De há quatro anos para cá, as prestações das casas baixaram, em média, cerca de 40%. Com base nos pressupostos do cenário anterior, os portugueses com empréstimos à habitação indexados à Euribor a seis meses pagavam há quatro anos 730,92 euros de prestação. Hoje, gastam menos 300 euros.
Fonte: Económico