Granizo no Douro: Governo só vai apoiar quem tem seguro
"Não se pode beneficiar quem não teve o cuidado de fazer os seguros", argumentou a ministra da Agricultura
Só os agricultores do Douro que viram 500 a 700 hectares de culturas destruídas pelo granizo e que têm seguro de colheita poderão beneficiar dos apoios que venham a ser atribuídos pelo Ministério da Agricultura.
"Não se pode beneficiar quem não teve o cuidado de fazer os seguros. Sabemos que é difícil na atual conjuntura contrair seguros mas isto são situações que já vêm detrás", disse Assunção Cristas em entrevista à TVI.
"Este é um ponto para nós muito importante. Estamos a rever todo o mecanismo dos seguros para os tornar mais atrativos e baratos", acrescentou.
Segundo a ministra, "50 por cento dos agricultores estão abrangidos por esse seguro de colheita. Outros não estão porque não quiseram aderir".
A governante disse ainda que, para aqueles que não têm seguro, o Ministério da Agricultura está "mais disponível para ajudar as pessoas a manter as suas plantas".
"Não queremos dar um sinal contrário ao caminho que o Governo pretende que seja seguido: tentar criar massa crítica para que mais gente faça seguros e quando acontecem estas intempéries possa ter os danos cobertos", conclui Assunção Cristas.
Fonte: Expresso