Concorrência quer mais gasolineiras na A1, A5 e A12

A introdução de painéis comparativos dos combustíveis nas auto-estradas terá contribuído para o aumento dos preços médios de venda.

A conclusão é da Autoridade da Concorrência (AdC), que recomenda ao Governo que promova a abertura de dois novos postos de abastecimento nas auto-estradas A1, A5 e A12, de preferência a operadores independentes. E sugere que se aproveite "a janela de oportunidade que ocorrerá em 2015, ano em que termina a subconcessão de 41 postos de abastecimento localizados em auto-estradas (isto é, cerca de 32% dos postos de auto-estradas actualmente subconcessionados)".

O regulador vai mais longe apontado como soluções "operadores independentes, com produtos inovadores - por exemplo biocombustíveis e cadeias de supermercados (com modelos de negócio inovadores - ‘low cost')".

Paralelamente, a AdC recomenda ao Governo que "todas as atribuições de áreas de serviço já em funcionamento ou a construir em auto-estradas nacionais devem ocorrer mediante concurso público e não por convite directo ou outras formas que possam reduzir a ‘concorrência pelo mercado'".

Fonte: Económico