Bancos de investimento da CGD e do BES investigados pelo DCIAP

Os bancos de investimento da Caixa Geral de Depósitos (CaixaBI) e do Banco Espírito Santo (BESI) foram alvo, na sexta-feira passada e esta segunda-feira, de buscas por parte de elementos da Polícia Judiciária (PJ) e da Direcção Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

Segundo o Jornal de Negócios e o Diário Económico, a realização destas diligências tem a ver com investigações sobre a participação daqueles dois bancos em processos recentes de privatização – no caso, as da EDP e da REN.

Não está afastada a possibilidade de outras instituições estarem a ser também investigadas pela PJ e pelo DCIAP. Estará nesse caso, a própria Parpública, a holding empresarial que gere as participações do Estado e que teve um papel determinante nos recentes processos de privatização.

Os técnicos do DCIAP e da Polícia Judiciária fizeram buscas nas instituições em causa, apreendendo documentação sobre os casos em investigação. O Diário Económico salienta que a venda da posição da CGD na Cimpor no âmbito da recente oferta pública de aquisição pode também estar a ser analisada.

O Governo alienou, recentemente, 21,35% do capital da EDP aos chineses da empresa Three Gorges por cerca de 2,7 mil milhões de euros. No caso da REN, foi vendida uma fatia de 40% do capital por 600 milhões de euros. Neste caso, os compradores foram a State Grid (chinesa, 25%) e a Oman Oil (omanita, 15%). As receitas das privatizações servem para abater à dívida pública.

Fonte: Público