Reprogramação do QREN dá mais 842 milhões de apoio às empresas
A reafectação de fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) já está concluída e será submetida hoje à Comissão Europeia para aprovação, apesar de ainda não se saber qual o contributo final da "Operação Limpeza" de projectos que tinham sido apoiados, mas estavam sem execução.
A chamada reprogramação estratégica vai conferir mais 842 milhões de euros de apoios às empresas, dando prioridade às exportadoras de pequena e média dimensão.
No total, a realocação destes fundos, que o Governo anunciou no início do ano, permitiu transferir cerca de 3,5 mil milhões de euros para 11 áreas consideradas prioritárias, de acordo com informações fornecidas ao PÚBLICO pelo executivo. O tecido empresarial será o maior beneficiário, com um reforço de 705 milhões nos incentivos directos (como o apoio a melhorar a produção) e de 137 milhões nos mecanismos de engenharia financeira (verbas para reestruturação e capital de risco). O valor para apoios a empresas sobe para mais de mil milhões, tendo em conta a verba, já anunciada, do Impulso Jovem (172 milhões), que será dedicada, por exemplo, a empreendedorismo. Este programa terá direito a mais 162 milhões para estágios de jovens.
Fonte: Público