Financiamento e Justiça são maiores obstáculos das empresas
No debate Expresso do Meio Dia, subordinado ao tema "Competitividade Fiscal 2012", concluiu-se que hoje o maior problema para as empresas é o financiamento e o funcionamento da Justiça, e não o sistema fiscal, que apesar de complexo tem melhorado.
No fim do debate do Meio Dia, promovido pelo Expresso, Nicaulo dos Santos, Director Adjunto do Expresso, afirmou que as maiores dificuldades para as empresas são o financiamento bancário, a Justiça e não o sistema fiscal português em si.
Realçou que o governo tenciona reformar o sistema fiscal para que este seja mais transparente, eficaz e menos burocrático para as pequenas e médias empresas e para que haja uma relação de cooperação mais eficaz entre os contribuintes (pessoas colectivas) e a administarção tributária.
Outro aspecto apontado foi a morisidade da Justiça na resolução de litígios. Neste domínio, Nicaulo dos Santos, indicou que existem sinais positivos na vontade do governo em reformar a justiça e o seu funcionamento, para que esta seja mais rápido e eficaz, por exemplo, na recuperação de créditos.
Fonte: Expressso