PSD investiga divulgação online de dados pessoais de militantes
O presidente da distrital de Lisboa do PSD disse à agência Lusa que o partido está a investigar a divulgação de um caderno eleitoral de 2010 na internet, uma notícia hoje avançada pelo Diário de Notícias (DN)
De acordo com a manchete do DN, já divulgada 'online', as moradas e os números de telefone fixo e móveis de 7.734 militantes da distrital de Lisboa, incluindo o "primeiro-ministro, outros governantes e vários notáveis do partido" foram divulgadas na internet.
Contactado pela Lusa, Miguel Pinto Luz, presidente da distrital de Lisboa do PSD, confirmou esta informação, afirmando que "apareceu um ficheiro com um caderno eleitoral de 2010". Para o líder da distrital de Lisboa do PSD, "deve ter havido negligência de alguém do partido ou então há um hacker".
Segundo o diário, "trata-se de documentos internos do partido que foram indevidamente parar a um 'site' de partilha de documentos".
O DN refere ainda que "negligência e ataque de 'hackers' [piratas informáticos] estão entre as hipóteses, embora o secretário-geral do partido rejeite, para já, a hipótese de ataque informático".
Pinto Luz disse ainda à Lusa que o partido recebeu a notícia há "pouco tempo", pelo que está ainda "a averiguar" o que vai fazer de seguida.
No entanto, de acordo com o DN, o PSD abriu um inquérito interno para apurar responsabilidades e vai fazer queixa na justiça e junto da Comissão de Proteção de Dados.
Fonte: Lusa