Justiça conclui primeira acusação contra Rendeiro no caso BPP
O processo de investigação do Ministério Público sobre o BPP deverá estar concluído até ao fim de Julho
O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) prepara-se para concluir, até ao final de Julho, o primeiro processo no caso Banco Privado Português (BPP). O resultado mais provável, sabe o Diário Económico, deverá ser a acusação, nomeadamente do fundador e ex-presidente da instituição, João Rendeiro. Em causa poderão estar crimes de má-fé e falsificação de documentos. Porém, oficialmente ainda não há confirmações.
Este processo será marcante no caso BPP uma vez que deverá ser o primeiro, desde que soou o alarme no banco, no final de 2008, em que o desfecho é a acusação. Até agora, e tal como o Diário Económico já noticiou, a investigação do DIAP resultou no arquivamento de processos. Na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) também já houve uma acusação, mas ainda se aguarda pela confirmação da condenação.
Contactado, João Rendeiro recusou comentar.
Neste caso do DIAP - cuja conclusão (e muito provável acusação) acontecerá antes das férias judiciais, em Agosto -, os factos são anteriores a 2009 e envolvem a Privado Financeiras. Este foi um dos veículos financeiros criados por Rendeiro para captar fundos a aplicar na tomada de participações financeiras. A Privado Financeiras foi constituída com o objectivo de investir no sector financeiro mas o único investimento feito foi no BCP.
Fonte: Diário Económico