Ministra da Justiça promete investir nas cadeias

"Está fora de questão" não o fazer, garante Francisca Van Dunem. Em declarações à TSF a ministra da Justiça diz que pretende articular programas de colaboração com entidades civis.

"O governo, necessariamente, vai ter que fazer investimento nas cadeias. É absolutamente necessário", disse à TSF a ministra da Justiça.

Francisca Van Dunem, sublinha que "está fora de questão" não dotar o sistema prisional de melhores condições.

Entre os principais problemas das cadeias portuguesas, a governante identifica a sobrelotação e os "problemas relacionados com os equipamentos em si".

"A grande aposta tem a ver com a humanização das cadeias, com formas de vida digna no interior das cadeias e com a formação profissional e a ocupação das pessoas".

Nesse sentido, "o governo está a identificar maneiras de articular" projetos com estruturas da sociedade civil "que tenham disponibilidade para introduzir nas cadeias formação e tecnologia necessárias para apetrechar as pessoas do ponto de vista profissional".

A ministra adianta que há vários projetos interessantes nas cadeias portuguesas e reconhece que "os serviços prisionais têm tido uma grande dinâmica nos últimos anos"

Nesta noite de consoada, a ministra da Justiça vai visitar o Estabelecimento Prisional de Tires para transmitir "uma mensagem de solidariedade humana".

"Quero simbolizar a solidariedade para com as pessoas que estão privadas de liberdade", diz a ministra, alargando o gesto aos aos guardas que trabalham nos serviços prisionais.

Francisca Van Dunem confessa que "há um mês e meio pensava ter uma consoada em família", porque não imaginava que iria para o governo.


Fonte: TSF