SEF defende flexibilização das regras de asilo

Foram destacados peritos para a Grécia, Bulgária e Itália para ajudar no processamento dos pedidos de migrantes e refugiados. "Uma prova de fogo para o sistema comum de asilo", diz o responsável do SEF.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras garante que está preparado para responder a novos pedidos de ajuda que surjam do Gabinete Europeu de Apoio em matéria de asilo.

Face à crise de refugiados, Luís Gouveia, o diretor nacional adjunto do SEF, revelou à TSF que são vários os peritos portugueses que estão no terreno. Na Grécia, Bulgária e Itália. "Esta é uma situação sem precedentes". O gabinete tem prestado apoio aos países mais envolvidos. O SEF também tem estado empenhado nessa missão.

Com centenas de milhares de pessoas a chegarem a países da União Europeia, Luís Gouveia diz que é preciso flexibilizar as regras de asilo para responder à atual crise humanitária: "É uma prova de fogo para o sistema comum de asilo". Alguns países não têm conseguido implementar as disposições desse sistema devido ao elevado número de pedidos.

Luís Gouveia é o representante português no Gabinete Europeu de Apoio em Matéria de Asilo, organismo sediado em Malta e que presta apoio aos países que estão mais pressionados por esta crise.

Fonte: TSF