Procura de estagiários nas autarquias ultrapassa número de vagas definidas pelo governo

A procura de jovens estagiários pelas autarquias ultrapassou largamente a oferta do governo. Para as 1500 vagas do programa deste ano chegaram 2640 pedidos de câmaras municipais e juntas de freguesia.

Concluída uma espécie de rateio das 1500 vagas pelas diversas autarquias, os jovem deverão poder candidatar-se a partir da próxima semana.
O início das candidaturas só está dependente da publicação em Diário da República do despacho com os lugares atribuídos a cada autarquia.
O secretário de estado da Administração Local, António Leitão Amaro acredita que haverá muitos interessados em preencher as 1500 vagas disponíveis. Há duas circunstâncias que contribuem para isso;«os níveis de desemprego jovem e a ambição dos jovens portugueses de encontrar uma solução fazem antecipar uma procura forte».
Os municípios e juntas de freguesia pediram a colocação de mais de 2600 estagiários. Isso significa que mais de mil pedidos não serão satisfeitos. O governo não vai alargar o número de vagas. António Leitão Amaro defende que 1500 é «o número adequado para haver um acompanhamento dos jovens estagiários e para haver oportunidades de absorção pelo mercado de trabalho».
Estes estágios profissionais terão a duração de um ano e são destinados a jovens com formação equivalente a uma licenciatura. Os estagiários vão receber 691 euros por mês, mais o subsídio de refeição.

Fonte: TSF