Empresas já podem candidatar-se aos novos fundos comunitários

A partir de hoje as empresas podem candidatar-se aos novos fundos comunitários. A primeira tranche de 100 milhões de euros destina-se sobretudo a pequenas e medias empresas e a projetos de internacionalização.

O governo diz que o dinheiro dos novos fundos pode chegar às empresas no mês de maio.
O concurso que vai ser hoje lançado destina-se a projetos de internacionalização de Pequenas e Médias Empresas sediadas no Norte e Centro do país ou no Alentejo.
Em causa está um apoio total de cem milhões de euros mas as candidaturas destas PMEs têm que ser conjuntas. Ou seja, empresas de um determinado sector ou região têm de apresentar um projeto para venderem os seus produtos num determinado mercado. Neste sentido podem ser equacionados projetos de associações empresariais ou de grupos adhoc de fábricas, mas estão de fora as candidaturas isoladas.
Quem concorrer agora vai ter uma resposta à sua candidatura daqui a dois meses, mas como este concurso está aberto até Fevereiro só em Maio se fica a saber quem foi financiado.
Este é um primeiro concurso do Portugal Vinte Vinte que ao todo vai disponibilizar no sector empresarial de pequena dimensão cerca de seis mil milhões de euros com um novo tipo de regras europeias. O financiamento vai ser atribuído tendo em conta os resultados contratualizados, para isso vão ser analisados indicadores de desempenho a começar pelo aumento das exportações, passando pelo número de doutorados contratados. Quem não cumprir os indicadores pode deixar de receber o apoio comunitário.
O ministro da economia faz a apresentação do Programa 2020 esta tarde.

Fonte: TSF