Paula Teixeira da Cruz assume que este foi o último almoço de Natal

Ministra reuniu representantes dos organismos que tutela para dizer que este será o último ano enquanto ministra. Bloqueio do Citius - que marcou o arranque do mapa judiciário - abalou a confiança da titular da pasta

Paula Teixeira da Cruz surpreendeu os convidados para um almoço de Natal - que teve lugar a 12 de dezembro - em que juntou todos os dirigentes dos organismos que tutela. Este encontro - o quarto desde que é ministra da Justiça - ficou marcado pela diferença da declarações da governante: os presentes ouviram um discurso do adeus, em jeito de balanço e de garantia que, num futuro, não aceitará liderar a pasta da Justiça, caso o PSD volte a vencer as eleições. Fora do seu horizonte está a demissão antes de terminada a legislatura - em outubro de 2015 - mas afastada está também uma segunda liderança dos destinos da pasta da justiça.
"Foi claramente um almoço do adeus, um acabar de um ciclo que a ministra está desejosa de terminar há já muito tempo", explicou uma fonte próxima de Paula Teixeira da Cruz, presente no encontro . Certo é que, sabe o DN, o pedido de demissão feito pela própria esteve em cima da mesa mas o chefe do Executivo, Pedro Passos Coelho, acabou por convencê-la a ficar. "Estou aqui para acabar de cumprir a minha agenda e exercer as minhas responsabilidades", dizia em Outubro, em plena polémica face ao crash do Citius, plataforma informática de suporte aos tribunais e que acabou a marcar o arranque da reforma judiciária.


Fonte: Diário de Notícias