Governo corrigiu informação do SEF sobre os vistos dourados

O prazo para conclusão o inquérito da Inspeção Geral da Administração Interna aos vistos gold termina na próxima semana. Foi nomeada uma equipa reforçada de inspetores.

O ministério da Administração Interna (MAI) deu instruções ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para corrigir informação sobre os vistos gold, que considerou dúbia. Obtenção de nacionalidade e de residência permanente foram clarificadas no site oficial ; o prazo indicado para a validação da candidatura (72 horas) foi eliminado.
Ao que o DN apurou, a ordem para as correções foi dada pelo gabinete do secretário de Estado, João Almeida, que pertence à comissão política nacional do CDS, antes de serem conhecidas as conclusões do inquérito da Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI).
Esta fiscalização pretende avaliar os procedimentos e o controlo interno no SEF, na concessão destas autorizações de residência para investimento (ARI). "Foi considerado que havia alguma informação que poderia levantar dúvidas e dar como praticamente automáticos privilégios que não podiam ser obtidos facilmente", explicou uma fonte daquele serviço de segurança que acompanhou esta avaliação.


Fonte: Diário de Notícias