Diretor da PJ alertou Governo para falta de inspetores

O reforço dos 120 novos inspetores, anunciado esta semana pela ministra da Justiça, não terá efeito antes de final de 2016

O Diretor Nacional da Polícia Judiciária (PJ), Almeida Rodrigues, alertou a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, para um "decréscimo acentuado" , desde 2010, "no número de funcionários da carreira de investigação criminal".
Esta informação foi enviada à tutela a nove de outubro passado, num despacho assinado por Almeida Rodrigues, no qual era proposta a abertura de um concurso para 120 novos inspetores. Segundo fonte oficial o ministério da Justiça (MJ), este recrutamento teve o aval do ministério das Finanças a cinco de dezembro, quatro dias antes do anúncio, esta terça-feira, por Paula Teixeira da Cruz.
O diretor escreve que "até à conclusão do concurso, que se prevê vir a ocorrer em finais de 2015 e à conclusão do curso de formação que se profetiza para finais de 2016, o quadro de pessoal ainda ficará mais deficitário".
E, através de Paula Teixeira da Cruz, tranquiliza a ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque: "os encargos financeiros, face à morosidade do concurso, apenas terão início em 2016, aquando do início do curso de formação".
Esta semana 92 inspetores (dos 110) da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ subscreveram um manifesto a denunciar a "situação insustentável" na investigação devido à falta de recursos humanos e materiais.


Fonte: Diário de Notícias