"Campus tem problemas de segurança"

Magistrados e funcionários judiciais consideram "preocupante" ser possível ver os atos processuais do exterior.

A detenção de José Sócrates tornou mais evidente um alerta antigo de funcionários, magistrados do Ministério Público e juízes: o Campus de Justiça tem "problemas de segurança" e de "privacidade".
Nos últimos dias, José Sócrates foi aparecendo nas televisões durante atos processuais que não são públicos. O presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais, Fernando Jorge, considera "muito preocupante" que seja possível observar o interior do tribunal, pois "apesar de as cortinas minorarem a visibilidade, fica em causa a segurança das pessoas que estão lá dentro". Fernando Jorge sublinha que o problema é "mais evidente em casos mediáticos, mas seria ainda mais preocupante em casos de gangues ou de tráfico de armas". E critica ainda o facto de os atos acontecerem "no rés-do-chão", pois seria mais lógico e seguro "as salas estarem em andares superiores".
Também o presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, Rui Cardoso, diz que "a falta de privacidade é uma preocupação naquele tribunal", uma vez que "é suposto que as salas de atos não sejam visíveis. Devia existir outro tipo de vidros que não permitissem que fosse visível do exterior o que se passa lá dentro".


Fonte: Diário de Notícias