Autarquias querem arrumadores de carros com licença

As câmaras municipais estão a apostar nos arrumadores de carros com licença e quem anda à procura de umas moedas até compreende. O pior é quando se exige um cadastro limpo, registo nas Finanças e um seguro de responsabilidade civil.

Em Faro os arrumadores de automóveis podem ter licenças oficiais desde há três anos. Essa competência passou recentemente da Câmara Municipal para as Juntas de Freguesia .
Há 15 licenças para atribuir mas embora estejam alguns processos em apreciação, até agora só três arrumadores estão legalizados. No entanto, a maioria não consegue a licença porque para a obter precisa de ter o cadastro limpo.
Os arrumadores podem ser autuados pela polícia ou pela autarquia e as coimas podem ir de 60 a 300 euros.
A partir desta segunda-feira, também os arrumadores de carros em Viseu vão ter que pedir licença para exercerem a atividade.

O pedido de licenciamento da atividade de arrumador de automóveis está previsto no Regulamento de Atividades Diversas da Freguesia, recentemente aprovado. Diamantino de Jesus, presidente da Junta de Freguesia de Viseu, disse à TSF que a medida não implica gastos a quem estaciona e traz mais segurança.

Fonte: TSF