Governo quer mais combate ao tráfico de seres humanos

O Governo que dar mais formação aos inspetores do trabalho e aos magistrados para responder ao tráfico de seres humanos. No ano passado, os casos em Portugal mais do que duplicaram.

Em 2013, os casos sinalizados pelas autoridades chegaram às 308 vítimas, praticamente todas de nacionalidade estrangeira a serem exploradas em Portugal. Em 2012 tinham sido 125, de acordo com os dados do Relatório Anual do Observatório do Tráfico de Seres Humanos. A maioria dos casos são relativos à exploração laboral, nomeadamente na agricultura.
Em declatarações à TSF, a Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, diz que esta realidade nao é tão pequena como se pensa e muitos casos continuam escondidos.
Para que muitos casos de tráfico de seres humanos não continuem escondidos, o Governo quer aumentar a formação dos inspetores do trabalho e dos magistrados.
O Governo lança hoje, no aeroporto de Lisboa, uma nova campanha nacional contra o tráfico de seres humanos, que este ano terá o lema "Apanhados no Tráfico" e vai incidir sobre a exploração laboral.
Ontem, o Governo oficializou a atribuição de novos apoios a entidades que desenvolvem trabalho na área do tráfico de seres humanos, num valor global de cerca de 360 mil euros.

Fonte: TSF