Lisboa e Porto terão processos on-line até quarta-feira

O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) garante que esta segunda-feira o Porto terá todos os processos disponíveis online. Até quarta-feira será Lisboa.

A plataforma informática de suporte aos tribunais - vai estar a funcionar em pleno nesta semana. Até quarta-feira, o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) garante que terá 20 das 23 comarcas com os processos "integralmente recuperados". Prevê--se que as restantes três estarão prontas até sexta-feira. No total são dois milhões de processos que já podem ser consultados pelos advogados, magistrados e funcionários judiciais. Para esta segunda-feira está previsto o "levantamento das comarcas de Porto e Lisboa", que terminarão, respetivamente, na terça e na quarta-feira. Feitas as contas, desde o dia 7 de outubro que as comarcas dos Açores, Madeira, Beja, Évora, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Viseu, Vila Real, Bragança, Viana do Castelo, Lisboa Oeste, Setúbal e Porto já têm a "casa arrumada", com os processos disponíveis eletronicamente.
Desde 1 de setembro, primeiro dia da reforma judiciária, que o bloqueio da plataforma digital tem caracterizado a Justiça, travando o regular funcionamento dos tribunais. No total, são 3,5 milhões de processos que estavam desaparecidos do sistema. Para amanhã está prevista a reabertura integral do Citius nas comarcas do Porto e Lisboa. O responsável do IGFEJ, Rui Mateus Pereira, garantiu que se trata de um trabalho "apurado, que consome centenas de horas de trabalho dos nossos recursos humanos". A plataforma está a ser alvo de uma intervenção desde o dia 26.

Fonte: Diário de Notícias