Só 22 por cento de todos os processos estão acessíveis no Citius

A Ordem dos Advogados (OA) revela que só 22% dos processos pendentes estão já acessíveis na plataforma informática Citius.

A instituição liderada por Elina Fraga faz um balanço que revela que só 700 mil - do total dos 3,5 milhões de processos que estavam perdidos on-line - estão já acessíveis.
Segundo um relatório elaborado pelo recém criado Instituto de Tecnologias da Justiça (ITJ) da OA, liderado pelo advogado Rui Maurício, "há sinais de que algumas comarcas começam a recuperar lentamente a operacionalidade, embora não em pleno", diz o documento, a que o DN teve acesso.
Segundo o Ministério da Justiça revelou na segunda-feira, as comarcas de Açores, Beja Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Lisboa Oeste, Madeira, Portalegre, Viana do Castelo e Viseu, já terão os seus processos operacionais na plataforma digital de apoio aos tribunais.
Para estes dias prevê-se que seja a vez de Leiria e de Braga a serem alvo de "intervenção técnica", segundo o site do Citius.
Se assim for, até final da semana, 14 das 23 novas comarcas terão os seus processos disponíveis online.
O documento explica ainda que "os processos partir de 15 de setembro estão integralmente disponíveis". Mas sublinha que a comunicação com os agentes de execução, responsáveis pela cobrança de dívidas, está "indisponível" e que advogados não receberam nenhuma notificação eletrónica desde o dia 1 de setembro.


Fonte: Diário de Notícias