Falha do Citius provoca redução para metade de novos processos de execução

Caiu para perto de metade o número de novos processos de execução a chegar este mês aos solicitadores através dos tribunais. A culpa, segundo a Câmara de Solicitadores, é das falhas no Citius.

Nas primeiras 3 semanas de setembro, os agentes de execução, que depois avançam com as penhoras, receberam 5.161 novos processos, grande parte nos últimos 4 dias. Em média, e em circunstâncias normais, recebem uns 3.800 por semana. São esses os números avançados à TSF pela Câmara dos Solicitadores.
O presidente, José Carlos Resende, diz que as falhas nos tribunais levaram a que estivessem semanas sem receber os novos processos que permitem, depois, cobrar dividas.
Os processos executivos representam metade dos casos pendentes nos tribunais.
A Câmara dos Solicitadores diz contudo que os agentes de execução nao têm estado totalmente parados. As falhas ocorrem sobretudo nos novos processos. Há penhoras que vão ter de aguardar que o Citius arranque em pleno.
A Camara dos Solicitadores acredita no entanto que as consequências destes atrasos nao serão graves.
Se existir risco de perda dos bens que nao sao penhorados por falhas no Citius, é possivel avançar para uma providencia cautelar para evitar esse risco.


Fonte: TSF