Governo aprova criação do Banco de Fomento para apoiar as empresas

O Conselho de Ministros aprovou hoje a criação do Banco de Fomento, uma instituição financeira destinada à facilitação de crédito às empresas. Um "financiamento anti-cíclico", como referiu esta tarde o ministro da Economia.

Com um capital próximo dos 100 milhões de euros, a Instituição Financeira de Desenvolvimento, nome oficial, servirá para "colmatar as insuficiências de mercado no financiamento das pequenas e médias empresas, designadamente, ao nível da capitalização e do financiamento de longo prazo da atividade produtiva", explica o governo em comunicado.

O novo banco não terá, no entanto, balcões e os pedidos de crédito por parte das empresas passarão a chegar através dos bancos presentes em Portugal.

A comissão instaladora é liderada pelo antigo diretor-geral do Millennium investment banking, Paulo de Azevedo Pereira da Silva, e mantém como vogais Carla Chousal, ex administradora da RTP e do BPI, e Nuno Miguel Soares, que também integrou a direção do BCP.

A ideia inicial passava por uma criação ainda no segundo trimestre deste ano, mas a tardia aprovação da licença bancária leva a que a instituição possa chegar apenas no fecho de 2014.

Fonte: Dinheiro Vivo