1,8 milhões de processos "sem rasto" na base informática

Funcionários Judiciais marcam greve nacional para dia 26. E em cada dia útil de outubro, cada uma das 23 comarcas vai estar paralisada.

Quase dois milhões de processos judiciais não estão ainda acessíveis a advogados, procuradores, juízes e funcionários judiciais. Ou seja: dos 3,5 milhões de processos que transitaram eletronicamente das comarcas extintas para as 23 que se mantêm, apenas 1,8 milhões já estão efetivamente disponíveis no sistema informático Citius, que ainda apresenta bloqueios em grande parte dos tribunais do País.

Perante este caos, o Sindicato dos Funcionários Judiciais marcou ontem uma greve a nível nacional para 26 de setembro. Greve que será repetida em todos os dias úteis de outubro: um dia de paralisação em cada uma das 23 comarcas (ver lista no mapa ao lado). O sindicalista, porém, garante ao DN que "esta paralisação não tem que ver diretamente com o bloqueio no Citius mas sim com a falta de funcionários judiciais nas secretarias", explica Fernando Jorge ao DN. "A ministra prometeu mas nós só acreditamos quando virmos o concurso publicado em Diário da República." E remata dizendo que esses funcionários são necessários para preencher os 900 que faltam, segundo a nova geografia judicial.

Fonte: Diário Económico