Fisco chama milhares de gestores a pagar dívidas das empresas

IRC e IVA são os principais impostos em dívida. Gestores arriscam penhora de salários, prémios de gestão, contas bancárias e produtos financeiros.

O fisco chamou 54 mil gestores para pagar as dívidas das respectivas empresas. Os administradores estão a ser responsabilizados pelo pagamento de mais de 838 milhões de euros de impostos, sobretudo IRC e IVA, com o seu património.

A notícia é avançada esta segunda-feira pelo “Diário Económico”, segundo o qual a administração tributária desencadeou, desde o início do ano, mais de 160 mil processos – o dobro face a 2013.

Os gestores em causa arriscam agora a penhora de salários, prémios de gestão, contas bancárias e produtos financeiros – isto, porque a empresa não tem património suficiente para suportar a dívida.

De acordo com o “DE”, o aumento das dívidas fiscais explica-se bem no quadro do actual contexto de crise: as empresas debatem-se com dificuldades para manter o negócio, há clientes a falhar pagamentos, o mercado encolhe e as dívidas acumulam-se.

Por outro lado, o Estado tem extrema necessidade em garantir receitas, pelo que tornou a máquina fiscal mais agressiva na cobrança.

Mas o jornal chama também a atenção para os efeitos negativos desta situação: os processos de litigância devem aumentar, fazendo subir também os custos em tribunal e a asfixia das empresas. A contratação de gestores para as salvar fica ainda mais difícil, o que pode levar a que as dívidas continuem a aumentar.


Fonte: Rádio Renascença