Municípios ganham 15 milhões em fundos comunitários para travar erosão costeira

Com o Verão à porta e várias praias ainda com muito por fazer antes do início da época balnear, onze municípios e cinco câmaras obtiveram um financiamento de 12,02 milhões de euros para obras de protecção e conservação das respectivas orlas costeiras e dunas.

O Programa Operacional Valorização do Território (POVT) atribuiu a semana passada financiamento a um total de 18 projectos que representam um investimento total de 20,8 milhões de euros para o país. Deste montante, 15,1 milhões são comparticipados pelo Fundo de Coesão.
A título de exemplo, as praias de São João da Caparica e as praias de Sintra (S. Julião, Maçãs e Grande) vão receber 997 milhões de euros. Além das câmaras e municípios também o Polis Litoral Norte vai receber 2,94 milhões de euros - o projecto mais caro - para reforçar as dunas e a costa de Moledo, Rio Âncora, Praia Norte e Ofir. E, finalmente, a Autoridade Nacional de Protecção Civil vai receber 144 mil euros para fazer um estudo de caracterização do risco sísmico e de tsunami.


Fonte: Diário Económico